Metodologia de Ensino Grupo Confidere

title-metodologia

O CT Confidere nasce de uma concepção que privilegia a diferenciação pela qualidade e consequente confiabilidade dos seus serviços. Permeando a cadeia de valor: gestão, clientes, alunos e instrutores.

Fiel a este princípio, a qualificação e a atualização dos instrutores de formação profissional é uma constante nesse processo. Assim nasce a busca por uma metodologia que diferencie o CT Confidere na formulação e implantação de uma linguagem comum a todos os cursos. Com uma consultoria educacional foi estabelecido que o método 70:20:10 é o que melhor se aplica para a formação e qualificação profissional nos diversos cursos e treinamentos ministrados.

Esse método considera que aprendizagem é um processo vitalício de adquirir competências, habilidades e informações de forma contínua e permanente para transformar em conhecimento que se aplica no dia a dia, na vida, no trabalho. Muitos cientistas definem aprendizagem como a organização de comportamento baseado em experiência.

MÉTODO – do grego: methodos. Literalmente significa caminho a seguir para se chegar a um fim.

  • – METODOLOGIA: É o estudo dos métodos. Quer dizer, na prática, a escolha do melhor caminho. É também uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
  • – Um aluno normal esquece MAIS de 73% do que ele estuda em apenas 24 horas!
  • – 30 dias depois ele acaba lembrando apenas 4% a 6% do que ele estudou.

O Método 70:20:10 significa que é impossível conseguir a melhoria do desempenho sem a prática, dado que:

  • § 10% da aprendizagem que contribui para a melhoria do desempenho ocorre participando de atividades de ensino aprendizagem formal.
  • § 20% da aprendizagem ocorre com instruções durante o trabalho, partilhando informações, fazendo a pergunta certa para a pessoa certa, obtendo feedback dos colegas, dos gerentes e da equipe.
  • § 70% da aprendizagem ocorre no ambiente de trabalho, isto é, trabalhando (fazendo o que tem de ser feito).

Importante destacar que a pesquisa contemporânea confirma o que se sabia empiricamente, quando Confúcio (551 a.C.-479 a.C.), disse e seus discípulos registraram “Eu ouço e esqueço; vejo e me lembro; faço e compreendo”.